AMOR: QUANDO TERMINA É PORQUE ACABOU!

Amor: quando termina é porque acabou!

Terminar um relacionamento e de um amor não é tarefa fácil. A gente passa a vida querendo sentir o amor com direito a tudo o que ele oferece: dor, nervoso, felicidade, realização… Até que um dia, uma pessoa surge e parece ser a ideal para embarcar com você nesta aventura que é amar. A palavra eternidade parece estar implícita neste contexto, até que, o que era para sempre, chega ao fim. O problema é que poucos aceitam o término.

De uma maneira geral, a palavra “fim” é encarada com angústia. Chegar ao fim de uma tarefa pode simbolizar êxito ou fracasso, terminar uma etapa pode significar o desfecho de algo que foi bom e o início daquilo que é desconhecido, concluir uma fase de sua vida pode deixar saudade. Ou seja, o fim é algo complicado de aceitar e, neste temor de recomeçar, algumas pessoas optam por se prender àquilo que já não existe mais, àquilo que acabou, que terminou.

É assim na maioria dos relacionamentos. Quando uma história de amor chega ao fim é porque o sentimento acabou, a felicidade de um não depende mais da felicidade do outro, a vida de um pode e deve seguir sem a companhia do outro. Se esta decisão for compartilhada, tudo certo. Porém, na maioria das vezes, ela é tomada por uma das partes, parte esta que consegue seguir em frente, enquanto o outro não se desprende, não se desapega daquela vida a dois.

Mas, será que vale à pena viver um amor sozinho? Sentir algo que não podemos compartilhar, que só traz sofrimento, que faz com que vivamos em uma eterna amargura não pode ser bom, não pode fazer bem. Seja no amor ou em qualquer outro aspecto de nossas vidas, o fim deve existir e só será ruim se você não souber encará-lo. O que vale mais à pena? Terminar uma história que foi boa enquanto durou ou nunca ter sentido algo pelo simples fato de ter medo de encarar o fim?

O sofrimento também é uma questão de ponto de vista! Se aquela pessoa não faz mais parte do seu presente, que bom é saber que ela esteve ao seu lado durante uma etapa de seu passado. Nada nesta vida é por acaso, amores vão e vêm. Quando um amor termina é porque o sentimento chegou ao fim, mas você não.

Comentários

Postagens mais visitadas