O GRANDE AMOR CHEGA DE MANSINHO - Lilian Maria Nakhle


Neste mundo contemporâneo em que vivemos praticamente fazemos tudo com tanta pressa que nos deparamos com uniões marcadas por ela e algumas etapas importantes para a construção de relacionamentos consistentes são queimadas.
Infelizmente existem relações amorosas que terminam sem nem mesmo terem começado e muitas vezes devido à confusão que as pessoas fazem entre amor e paixão.
O amor chega em nossa vida devagarzinho, não chega sem avisar, não vem pronto e tampouco cai do céu. Acredito que o amor é ensaiado para chegar e somos preparados desde a infância para recebê-lo sem grandes arrebatamentos e ansiedade.
É diferente de paixão que nos entorpece, amedronta, não se explica e invade nossa alma repentinamente de maneira que sentimos aquele frio na barriga, a boca ressecada e o coração disparado só de pensar no parceiro. Este sentimento ardente termina tão rapidamente como chegou frente ao menor obstáculo.
O relato dos apaixonados além de denunciar um desejo ardente e exagerado mostra ainda a perda da individualidade, a dificuldade de compartilhar sentimentos e estabelecer uma relação de companheirismo.
Nos relacionamentos movidos pela paixão os parceiros são vistos como objetos existentes para dar prazer imediato.
A paixão termina no exato momento que o prazer acaba.
Quando nos referimos ao amor notamos a existência do desejo acompanhado de cumplicidade, amorosidade, companheirismo. O amor possui uma temporalidade mais longa, é permeado por respeito mútuo e reconhecimento dos limites do outro.
Daí a importância da maturidade emocional conquistada ao longo da vida pois a mesma oferece condições da pessoa sair de si mesma e entrar na posição do companheiro.
Compartilhar o amor que existe em você com um parceiro que lhe permita ser o mais autêntico e verdadeiro possível é um grande passo para conquistar uma vida a dois em harmonia...
Imagino que muitos leitores estejam aflitos e ansiosos procurando pelo amor de suas vidas, não é mesmo?
Realmente não existe receita mas posso afirmar que possuir uma auto-estima positiva, assumir quem você é e aprender a doar e receber amor, pois, estas são atitudes que abrem os caminhos para que o parceiro ideal venha ao seu encontro.
Para finalizar convido você a " saborear" Mário Quintana:
"Se tu me amas,
Ama-me bem baixinho.
Não o grites de cima dos telhados,
Deixa em paz os passarinhos.
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
Enfim,
...Tem que ser bem devagarinho
...Amada
...Que a vida é breve
...E o amor
... mais breve ainda."

Lilian Maria Nakhle
Escritora / Psicoterapeuta
Atendimento Clinico:
lilocanakhle@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas