TRANSPORTE URBANO É O PRINCIPAL SONHO DA POPULAÇÃO CUIABANA




Da redação - Cuiabá
postado em 17/06/2009 08:07 h
atualizado em 17/06/2009 11:26 h
Disparado em primeiro lugar na enquete do site Copa no Pantanal como “principal obra” do Mundial 2014 para Cuiabá, o tema metrô de superfície foi discutido na manhã desta terça-feira, em audiência pública na Assembléia Legislativa. Planejado desde 1995 o metrô de Cuiabá é um sistema de transporte metropolitano com veículos sobre trilhos que circularão  em faixas segmentadas. O trecho projetado teria 30 km de extensão para ligar o centro da capital à localidade de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, passando pelo aeroporto Marechal Rondon.

A convocação foi feita pelo presidente da Casa, deputado José Riva (PP), que em função da Copa de 2014 acredita que é importante debater a viabilidade de executar o projeto neste momento. Riva mobilizou o Governo do Estado, secretários, representantes do Detran, Ager, bancadas federal, municipal e estadual, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, universidades, o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU), entre outras entidades.

No requerimento para a audiência pública, Riva destaca a precariedade do trânsito na Grande Cuiabá e cita o professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eldemir Pereira de Oliveira, que argumenta “não basta ter um governo atento ao sistema de transporte, mas a cidade precisa de políticas públicas nas quais estejam estabelecidas metas para a continuidade das ações, independente do partido ou do administrador. É preciso criar no cuiabano uma cultura de transporte. Isso passa por investimentos de curto e longo prazo, bem como de um trabalho educativo dos motoristas e pedestres.”

Veículo Leve sobre Trilhos
Nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande trafegam cerca de 215,3 mil veículos. O número representa o crescimento de 20% em relação à frota de veículos registrada em 2005, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Espera-se que o VLT atenda a uma demanda diária de mais de 20 mil passageiros/dia. A ideia inicial é a de que sejam feitos dois ramais do metrô/VLT, um no eixo Aeroporto Marechal Rondon até a região do CPA e outro interligando a região do Coxipó até a região do bairro Santa Rosa.

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