ALICERCE - Ladybimba


Fiquei pensando em minha postagem de ontem, POLÍTICA GANANCIOSA, tentando achar uma explicação para tamanha falta de integridade e isso me reportou a minha infância.

Sou de uma geração(não muito distante) que as meninas cresciam ouvindo e lendo contos de fadas e os meninos, super heróis.

Ahhhhh! Como era bótimo acreditar que se estivesse em apuros, um príncipe montado em seu cavalo branco viria me salvar ou quem sabe um super herói, munido de seus super poderes.Tinha todo um encanto e inocência nos fazendo sentir imune a qualquer perigo.

A minha geração sabia o significado da palavra LIMITE, e bastava um só olhar de nossos pais, para sabermos se estávamos agindo de forma correta e ai daquele que persistisse no erro!

Foi aí que me veio a tal explicação:LIMITE, isto é o que com certeza faltou as gerações seguintes.Ouvir um NÃO redondo e sonoro na hora certa!Um tapa( por que não?)no momento oportuno.

A minha geração, bem diferente das anteriores, RESPEITAVA sem medo...tinha-se respeito como condição de educação,e quando digo respeito, não quero dizer somente a pessoas e sim a tudo, desde um ceder lugar no ônibus a um idoso ou mulher grávida,a se apropriar do que não é nosso.

Hoje,infelizmente, não se tem respeito muito menos medo, tamanha é a certeza da impunidade.

A modernidade com suas facilidades tecnológicas, acelerou nosso rítmo de vida, pulou etapas,hoje, a infância se resume a fase do berço, a partir do momento que uma criança começa a andar, falar, ela já entra na era da informática.

Antes, os presentes de Natal eram a tão sonhada bicicleta, a boneca dos sonhos(na minha geração a Amiguinha e depois a Susi faz pose , lembram?kkkkkk)....hoje, mal aprendem a falar e já pedem um laptop, um tablet, um celular.

Já notaram as meninas como estão sendo vestidas?

Mas parecem umas peruazinhas (meninas vestidas como mulheres em tamanho infantil).

Cadê os vestidos rodados e com fartos laços?

Os sapatinhos bonecas com meias de renda bordadas?

Os lacinhos para os cabelos?

Perceberam onde quero chegar?

Não?

Pois explico!

No alicerce, sim, no alicerce sólido que nossos pais constroem em nosso ensino. É de casa que vem a nossa base, o NOSSO ALICERCE e se este não tiver fundações seguras e vigas rígidas , TUDO lá na frente, cai por terra.

E o principal componente dessa fundação é o LIMITE (o saber dizer NÃO,o saber repreender e ensinar) este em conjunto com as vigas: do amor e do respeito,constroem a base de uma pessoa íntegra no sentido mais amplo da palavra....

Que saudade tenho dos desenhos animados onde os bandidos eram presos, sem MORTES, quase sem agressão( nada parecidos com a violência dos de hoje ensinada via mídia)!

Que saudade tenho de ver crianças, jogando bola, brincando de pique,soltando cafifas,rodando pião....

QUE SAUDADE DE VÊ-LAS EM QUINTAIS!....correndo , brincando, comendo frutas retiradas da árvore!

QUE PENA SINTO DESSA GERAÇÃO INTERNET!....ESTA PODE TER A FACILIDADE DA PESQUISA EM SEGUNDOS, NA TEORIA, MAS NUNCA VAI PODER SENTIR O PRAZER DO PÉ DESCALÇO NA TERRA DO QUINTAL!

Não sou avessa ao progresso, longe disso, sou apenas adepta ao educar com limite,carinho e respeito, formando assim um CIDADÃO(íntegro em direitos e deveres)!

Ladybimba

Comentários

  1. Esse texto é de uma amiga minha, lá do megajogos. Muito interessante e verdadeiro.
    As crianças de hoje realmente, não têm limites pra nada, desafiam os pais, que praticamente aceitam numa boa, fazendo lhes todas as vontades. Por isso hoje o mundo está assim....cheio de revoltas, maldades, terror.
    As crianças de hoje não tem infância. Desde de bebe, já estão brincando com laptop, outro dia vi uma do meu lado dentro do avião. A viagem toda, acho que tinha 1 ano somente.
    Bem, são os pais que devem mudar isso, não voltar ao tempo, mas se adequar, procurando dar uma educação para que não forme esses marginais que anda por ai, aterrorizando.
    Beijos Kakau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, fique à vontade e deixe seu comentário. Eu vou amar! Beijos

Postagens mais visitadas