AMOR & PAIXÃO



O amor cresce e amadurece com o tempo.
A paixão aparece e desaparece de forma repentina.

Lembra do ditado “o amor é cego”? Pois na verdade, cega é a paixão. O amor, mesmo descobrindo fraquezas e defeitos no companheiro(a), continua amando.

O amor confia, entende, aceita repreensão, porém a paixão não escuta conselhos. Não os procura nem os aceita.

O amor compartilha a pessoa amada, não é exclusivista. O amor não proíbe que ele(a) converse com alguém ou mesmo participe de algum programa social. Exclusivismo e exclusividade são coisas diferentes. Só quem tem complexo é que pratica o exclusivismo. A paixão é egoísta. Fecha o círculo de amizade da pessoa amada. A paixão aprisiona.

O amor é paciente. Não causa brigas e discussões por coisas banais, porém, a paixão desconfia. A paixão é impaciente, ciumenta, fechada, egoísta, possessiva e ruim. Não permite o desenvolvimento da pessoa amada. Depois que casa, deixa a pessoa amada trancada em casa.

O amor verdadeiro centraliza-se em uma pessoa. A paixão em duas.

O amor faz a pessoa se dedicar com mais afinco aos estudos, ao trabalho. A paixão faz a pessoa perder a ambição, faz a pessoa substituir a realidade por sonhos.

No amor a atração fisíca é relativamente menor em relação à totalidade do relacionamento. Porém na paixão, o contato fisíco toma a maior parte do relacionamento. Os encontros da paixão são especificamente para satisfação dos desejos fisícos.

O amor é constante, duradouro. A paixão varia em intensidade, dependendo da distância e do número de encontros. A paixão oscila. No amor, a distância não afeta o companheirismo. Existe sim, uma necessidade de afeto. E se não houver tempo para solidificar bases, logo haverá esfriamento.

O amor é resistente e consistente. Tem a capacidade de sair ileso ante os golpes duros da vida. A paixão é fragil. Com pequenos incidentes é destruida.

“A felicidade do homem moderno consiste em olhar nas vidraças das lojas e escolher o que melhor gostar, à vista ou à prestação. Ele vê as pessoas de forma semelhante. Para ele, é a menina atraente. Para ela, é o rapaz bonito. Atraente significa um “pacote” de qualidades físicas que o “mercado” vende. O que faz uma pessoa atraente, depende da moda da época. O senso de apaixonar-se se desenvolve em termo de “artigos” que ficam dentro das possibilidades de intercâmbio. O indivíduo sai procurando o “artigo” desejável do ponto de vista do valor social, sem considerar as potencialidades e recursos.”
Erich Fromm - A arte de Amar - pg 153
Se a paixão conduz, deixe a razão segurar as rédeas.Benjamin Franklin

Amor não é apenas olhar um para o outro, é olharem ambos na mesma direção. Saint-Exupéry

Comentários

Postagens mais visitadas