3 DICAS PARA LIDAR COM CIÚMES


Curtidas, comentários e postagens hoje em dia são banais, mas podem provocar problemas para os que sofrem de ciúmes. Veja como lidar com esse sentimento!


Com toda a certeza não foi a internet que originou o ciúme ou a possibilidade de vigiar ou investigar a vida de alguém – que hoje chamamos de stalkear –, mas ela com certeza possibilita que algumas pessoas alimentem ainda mais sua insegurança com seus parceiros. Insegurança essa que muitos psicólogos evolucionistas, como David Buss, afirmam que tinha um motivo de existir antigamente: garantir o sucesso reprodutivo de nossa espécie.

Já para Ailton Amélio, que leciona a disciplina de Relacionamento Amoroso na USP (Universidade de São Paulo), a completa ausência do ciúme é sinal de que não há vínculo afetivo, pois um pouquinho de ciúme é “sinal de amor”. Mas este sentimento só funcionaria sendo pequeno e proporcional aos riscos de traição.

Sendo algo natural e que pode ser saudável para as relações humanas, como perceber se não há exageros? O que fazer para sofrer menos com esse sentimento? Separamos 3 dicas da psicóloga clínica Dra. Christina Hibbert, especialista em saúde mental feminina e desenvolvimento pessoal, sobre o assunto:

1-Reconheça o ciúme e aprenda com ele
O primeiro passo é reconhecer o sentimento, pois percebê-lo já diminui a força e abre a porta para você se conhecer melhor e, até mesmo, impulsionar seu crescimento. Por exemplo: sente ciúme de um amigo da sua namorada que pinta quadros e ela comenta na página dele admirando-o? Deixe a rede social um pouco de lado e se inscreva num curso de pintura 

2-Deixe que o sentimento saia de você
A respiração é um dos melhores métodos para acalmar a mente. Ao se sentir inseguro e ansioso para dar uma espiada no celular do companheiro, por exemplo, diga a si mesmo: “eu não preciso dessa emoção”. E lembre-se da dica da Dra. Hibbert: “respire profundamente e imagine que o ciúme é uma energia dentro de você, que ao expirar ela está indo embora. Repita o quanto necessitar”.
3-Lembre a si mesmo seus pontos fortes
Pensando no exemplo da primeira dica, você pode até não saber tocar violão, mas sabe fazer reparos em equipamentos elétricos da casa. Ou não tem o corpo bem definido como de alguém que seu parceiro segue no Instagram, mas sabe tudo sobre as últimas séries lançadas por serviços de streaming. Esse tipo de pensamento ajuda a lembrar que todo mundo tem suas forças e fraquezas. Pode parecer óbvio, mas em momentos de ciúmes é muito comum achar que a outra pessoa é melhor, quando na verdade ela é apenas diferente.

O mais importante é olhar para as relações e analisar se foram construídas na base da confiança ou de segredos. E, a partir daí, deixar de seguir cada passo on-line do companheiro para começar a caminhar ao lado.

https://dialogando.com.br/3-dicas-para-lidar-com-ciumes

Comentários

Postagens mais visitadas