8 MALEFÍCIOS DA CHUPETA E DICAS PARA DEIXÁ-LA DE LADO
![]() |
Foto: Da minha família |
De toda forma, além dos prós e contras, para muitos pais, fica também a dúvida sobre como “substituir” a chupeta nos momentos em que é necessário acalmar o bebê. Confira abaixo os principais esclarecimentos sobre o assunto.
Mas, por que, de formal geral, o uso de chupeta é contraindicado?
1. Pode prejudicar a amamentação
Nathália Sarkis, pediatra do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que o uso da chupeta está associado à menor duração do aleitamento materno. “Isto porque a língua do bebê se posiciona de forma diferente durante a amamentação se comparada à chupeta. Desta forma, pode causar uma confusão de bicos e dificultar a amamentação”, diz.
“No entanto, cada caso deverá ser avaliado por uma equipe multidisciplinar, a fim de realizar ações preventivas quanto à exposição a bicos artificiais e intervenções precoces das alterações nos primeiros dias de amamentação”, acrescenta a pediatra.
2. Maior propensão a infecções de ouvido
3. Mais chances de infecções em geral
A chupeta cai no chão e muitas vezes não é higienizada corretamente… Com tudo isso, oferece riscos ao bebê.
Nathália destaca que as chupetas são consideradas potenciais reservatórios de infecção, podendo afetar o sistema imunológico. O uso de chupeta está associado, por exemplo, com maior incidência de casos de diarreia, aftas, candidíase oral, entre outros quadros.
4. Pode prejudicar os dentes da criança
5. Pode provocar dificuldades na fala
O uso excessivo da chupeta pode levar a problemas de dentição e fala, especialmente se o uso se prolongar além dos três anos de idade.
Como o acessório costuma ficar muito tempo na boca da criança, pode causar mudanças estruturais, além de inibir a imitação de sons, o balbucio e a emissão de palavras em geral.
Um estudo associou o uso de chupeta a um menor desempenho em testes de inteligência na vida adulta.
Nathália comenta que há evidências de que o uso prolongado da chupeta possa “ser substituído” ao longo da vida por hábitos negativos, como o de fumar, comer excessivamente ou por outros transtornos compulsivos.
Existe a possibilidade de asfixia e estrangulamento causados por partes da chupeta que ocasionalmente se desprendam dela. Além do risco de machucados na boca ou no nariz caso a criança caia com a chupeta na boca.
Apesar dos malefícios da chupeta serem muito abordados atualmente, são raras as crianças que nunca a utilizaram em algum momento da infância. Isso se deve especialmente à visão da chupeta como algo “terapêutico” – que acalma – ter passado de geração em geração.
Existe algum benefício no uso da chupeta?
É um assunto para outro post
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita, fique à vontade e deixe seu comentário. Eu vou amar! Beijos