5 FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA NEGÓCIOS DE QUALQUER PORTE

Conheça algumas das principais alternativas para gerar inovação, alcançar metas e faturar alto em 2019
|Por Márcio Ferrari

Diante do atual cenário, é praticamente impossível prever como ficará o ambiente de negócios brasileiro em 2019. Os consultores recomendam fazer planos com três enfoques diferentes: pessimista, conservador e otimista.
“As empresas devem estar preparadas para o que pode dar errado, e definir alternativas no caso de uma variação acentuada de câmbio, por exemplo, ou da necessidade de renegociar com colaboradores”, afirma Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers. “Quem não planejar direito vai passar a maior parte de 2019 apagando incêndios.”

O planejamento estratégico reduz o impacto de fatores imprevisíveis, garante o controle sobre os negócios e permite correções de rumo. “O objetivo é obter uma visão panorâmica da empresa para escolher a melhor rota a seguir”, diz Eduardo Bezerra, da consultoria Exection. “Conhecer as vulnerabilidades é o primeiro passo para se precaver”, afirma Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper.
Abaixo, confira cinco ferramentas essenciais para negócios de qualquer porte:
☑GPD
O gerenciamento pelas diretrizes é voltado primordialmente para gerentes, coordenadores e analistas. É um método com ênfase na disciplina e na inovação. Desenvolve o planejamento passo a passo, com flexibilidade para possíveis mudanças.
☑BSC
Os mapas de causa e efeito do Balance Scorecard fragmentam a empresa em mais de 20 etapas em cascata para compreensão clara do funcionamento de cada área. É recomendada para empresas médias e grandes, com estrutura mais complexa.
☑Swot
Ferramenta de análise do cenário que fornece elementos para o planejamento estratégico de empresas de qualquer tamanho. Faz um diagnóstico do negócio, evidenciando seus pontos fortes e fracos e mostrando possíveis riscos e oportunidades.
☑Canvas
Este modelo prevê sete passos de gestão no processo de criar e entregar valor para o cliente. COm os dados, é montado um quadro com foco no produto, ajudando a responder perguntas sobre o seu diferencial, os custos de produção e o mercado a ser atingido.
☑OKR
Metodologia que fornece um conjunto de metas inter-relacionadas a ser alcançadas - significa "oportunidades e resultados-chave" em inglês. É voltada para o aumento de produtividade e orienta os profissionais da empresa na otimização dos esforços.
Fonte: https://revistapegn.globo.com
Kakau Fonseca é designer gráfico, artesã, aposentada. Tem algumas páginas no Facebook, uma chamada O Amor está no Ar. que fala sobre o Amor, Kakau & Fonseca que é sobre artesanato, e a Bebe e Cia onde o tema é infantil e tem a Loja de artesanatos para Bebê e Cia. E dois grupos um de Dicas de Costuras Criativa e Artesanato e o outro que fala de viagem: Para viajar basta existir. Um Blog: Eu sou assim e no Google +, Viajar é Preciso.  O lema da Kakau é: Faça o que você gosta do que Faz.

Comentários

Postagens mais visitadas