VOCÊ BEBE DEMAIS? Atenção para estes sinais


Philippe Michaud

O que acontece com o seu corpo quando você consome muito álcool, e como você pode saber que está bebendo muito? 

Beber uns copos de vez em quando normalmente não é perigoso. Este estudo da organização BMJ indica que beber álcool moderadamente pode até diminuir o risco de uma pessoa ter doenças coronárias.

Isto se torna problemático quando bebemos álcool muito frequentemente, ou bebemos demais de uma vez.

O consumo excessivo de álcool afeta o corpo de várias maneiras. As consequências para a saúde podem incluir danos ao fígado, como esteatose e cirrose; problemas cardíacos, como cardiomiopatia, ataque do coração e pressão alta; maiores riscos de desenvolver certos tipos de câncer; e alterações de humor e comportamento.

Bebendo demais – você está sempre de ressaca na manhã seguinte?

Fez muita festa no fim de semana? Se você exagera de vez em quando, isso não é necessariamente algo para se preocupar. Mas se você trabalha toda segunda-feira de ressaca, aí sim, pode haver um problema.

As Diretrizes de Dieta 2015-2020 dos Estados Unidos recomenda que, se o álcool for consumido, deve ser em moderação, o que é definido como um drinque pode dia para as mulheres e no máximo dois drinques por dia para os homens.

Se você regularmente excede esta quantidade, você pode estar bebendo demais.

Bebendo demais – você bebe todo dia?

Beber álcool em pequenas quantidades de vez em quando não é motivo para se preocupar. No entanto, se você sente que não consegue passar um dia sem beber, você pode ser um dependente.

Bebendo demais – você não consegue parar depois de um ou dois drinques?

Você está aproveitando uma noite com amigos, e pede para baixar uma rodada. Enquanto os demais param depois de uma ou duas bebidas, você continua. Parece que você não vai parar de beber. Este comportamento pode indicar dependência de álcool.
O Serviço Português de Saúde Mental e de Toxicodependência define consumo de baixo risco como não mais que dois drinques em um dia e não mais que nove drinques por semana para as mulheres, e não mais que quatro drinques em um dia e não mais que 14 drinques por semana para os homens.

Se você não consegue ficar dentro destes limites, você pode estar colocando sua saúde em risco.

Bebendo demais – você fica enjoado frequentemente?

Talvez você tenha ficado enjoado depois de beber demais, e se deu conta que passou do limite.

Mas se você acaba com a cabeça dentro do vaso a cada vez que bebe álcool, este é um sinal claro de que você está bebendo demais.

Bebendo demais – você já teve síndrome de abstinência?

Para as pessoas com dependência de álcool, pode ser muito difícil parar de beber de uma vez. Elas podem até passar por delirium tremens, uma forma bastante grave de síndrome de abstinência, que pode causar oscilações bruscas e graves no sistema nervoso. Os sintomas incluem delírios, tremores pelo corpo, irritabilidade, alucinações e mudanças bruscas de humor, entre outras.

Bebendo demais – você já teve alucinações ao beber, ou depois?

Normalmente, beber álcool não deve causar alucinações. No entanto, alucinações auditivas podem ocorrer como um raro efeito colateral do consumo abusivo crônico do álcool. Se isso já ocorreu com você, é importante consultar com um médico o mais rápido possível.

Bebendo demais – você tem falhas na memória?

Se você já teve problemas para lembrar o que ocorreu depois de uma noite de bebedeira pesada, você já sabe que o consumo de álcool em grandes quantidades pode levar à perda de memórias recentes. Apenas algumas doses de bebida já podem ser suficientes para causar problemas detectáveis na memória.

Se você já passou por esses lapsos de memória, você pode estar bebendo demais.

Bebendo demais – você se sente ansioso ao beber?

Você está no trabalho, e subitamente tem uma ânsia para beber. Você sabe que não pode consumir álcool, então começa a se sentir ansioso ou com pânico. Isto pode significar que você desenvolveu uma dependência por álcool, e deve revisar sua ingestão diária de bebidas alcoólicas.

Bebendo demais – você tem uma garrafa sempre à mão?

No trabalho, no carro, em casa ou até em sua bolsa – você sempre tem uma garrafa por perto, caso sinta necessidade de beber. Isto é um sinal de dependência ao álcool, e indica que você está provavelmente bebendo demais.

Bebendo demais – você às vezes perde a consciência após beber?

Nas comédias, às vezes vemos os personagens perderem a consciência após beber demais. Infelizmente, este é um fenômeno real, e não algo para ser levado na brincadeira. A perda de consciência é um sinal de envenenamento por álcool, e pode levar à morte.

Se às vezes você desmaia após beber, é fundamental que você reduza seu consumo de álcool, para não colocar sua vida em risco.

Bebendo demais – alguém já questionou você sobre a bebida?

Seus pais, amigos ou seu/sua companheiro(a) já comentaram sobre seu consumo excessivo de álcool. Talvez você concorde com eles, ou talvez você ache que eles estão errados.

De acordo com o especialista Leonardo Griffo, muitos alcoólatras vivem diferentes níveis de negação, incluindo a crença de que suas vidas são administráveis, ou que seu hábito de beber é problema seu. Eles também podem se comparar favoravelmente a de outros dependentes em situações mais complicadas.

Bebendo demais – você bebe sozinho com frequência?

Tomar uma cerveja sozinho depois de um longo dia não faz de você um alcoólatra. Por outro lado, se você se vê bebendo mais sozinho do que com amigos, você pode estar bebendo demais.

Bebendo demais – você tem uma barriga de cerveja?

A famosa “barriga de cerveja” pode estar associada ao consumo de qualquer bebida alcoólica. O álcool possui calorias, e se elas forem ingeridas em excesso, vão acabar se acumular no organismo. Em suma, quanto mais álcool a pessoa consumir, mais chance de ter uma barriga.

Bebendo demais – a quem recorrer se você tem um problema com a bebida?
Se você tem problemas com a bebida, existem vários recursos para ajudá-lo. Se você está preocupado com a sua saúde, comece consultando um médico.

Para tratar da dependência, o Brasil tem o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas), um serviço específico para dar atenção integral e continuada às pessoas com problemas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

Não hesite em buscar ajuda se o consumo de álcool está interferindo em sua vida.

Kakau Fonseca é designer gráfico, artesã, aposentada. Tem algumas páginas no Facebook, uma chamada O Amor está no Ar. que fala sobre o Amor, Kakau & Fonseca que é sobre artesanato, e a Bebe e Cia onde o tema é infantil e tem a Loja de artesanatos para Bebê e Cia. E dois grupos um de Dicas de Costuras Criativa e Artesanato e o outro que fala de viagem: Para viajar basta existir. Um Blog: Eu sou assim e no Google +, Viajar é Preciso.  O lema da Kakau é: Faça o que você gosta do que Faz.

Fontes

Organização Mundial da Saúde. Relatório de Status Global sobre Álcool e Saúde. 2014.

Site Beber Menos. O que o álcool faz com você.

Serviço Português de Saúde Mental e de Toxicodependência. Recomendações para Consumir Álcool a Baixo Risco.

Site Alcoolismo. Delirium Tremens. 2011.

Ballone GJ, Moura. Alucinação e Delírio. Site PsiqWeb, 2008

Efeitos danosos do álcool no cérebro. Site Cisa, 2017

Efeitos do Álcool. Site Cisa, 2017.

Griffo, Leonardo. Alcoolismo. Site Integra.

O Que Causa a ‘Barriga de Cerveja’? BBC Brasil, 2015.

Rimm, Eric B., Klatsky, Arthur, Grobbee, Diederick, and Stampfer, Meir J. “Review of moderate alcohol consumption and reduced risk of coronary heart disease: is the effect due to beer, wine, or spirits?” BMJ, 1996; 312:731, http://www.bmj.com/content/312/7033/731.short.

Centro de Atenção Psicossocial. Site Observatório do Crack.

U.S. Department of Health and Human Services and U.S. Department of Agriculture. “Appendix 9: Alcohol.” 2015-2020 Dietary Guidelines for Americans. 8th edition. December 2015. https://health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines/appendix-9/

Comentários

Postagens mais visitadas