RETOMANDO O PASSADO





Tudo o que você precisa considerar antes de voltar com o ex
É comum que muitas pessoas não saibam a hora de superar um relacionamento. Mas será que vale a pena retomá-lo para acalmar a tristeza?

Escrito por Kalel Adolfo


Quando embarcamos em um novo capítulo amoroso, a sensação é de curiosidade e empolgação pelo o que está por vir. E quando nossas expectativas são correspondidas, o início de uma relação pode nos fazer andar sobre as nuvens, nos fazendo sentir invencíveis e prontos para qualquer batalha.
Em contrapartida, o término das relações assume um caráter completamente diferente: nos deparamos com frustrações, desamparo e a sensação de que poderíamos ter tomado decisões alternativas. Todos esses pensamentos são inerentes ao fim de um vínculo afetivo, e precisamos vivenciar um furacão de emoções para elaborar o luto dentro de nós.
Mas, em alguns casos, após um período de reflexão, podemos chegar a conclusão de que não estamos prontos para deixar o passado para trás, e que queremos uma segunda chance para reviver o que um dia nos trouxe felicidade. Antes disso, é necessário cultivar um autoconhecimento intenso o suficiente para tomar uma decisão que reflita não somente o que queremos, mas o que precisamos.
Veja a seguir, maneiras de lidar com o término e o que levar em consideração antes de retomar um vínculo amoroso:

Quando não é saudável voltar com um ex?

Todo fim de ciclo traz sofrimento. Nos acostumamos com nossas realidades, e quando estas vão embora, sentimos um vazio dentro de nós. Entretanto, é preciso exercitar a aceitação e a racionalidade. Segundo Lia, se o término foi causado por agressividade, ciúmes excessivo e falta de maturidade, reatar os laços pode ser prejudicial.

1. Possessividade

Muitos acreditam que o ciúmes representa amor. Entretanto, a psicóloga alerta que é necessário prestar atenção se não estávamos tendo nossas vidas controladas pelo sentimento de posse do ex-parceiro. "Quando uma pessoa exerce controle sobre outra dentro de uma relação, significa que ela é insegura. Isso irá causar brigas constantes, com agressão verbal e psicológica", explica.

2. Quando não existem interesses em comum

A terapeuta Karla afirma que, quando não temos mais objetivos em comum e nem desejo pelo outro, retornar a relação pode nos fazer "parar no tempo". Também é necessário considerar se não estamos dando uma segunda chance ao parceiro por pena. Para a especialista, este sentimento é inapropriado, visto que representa falta de sinceridade com você e o próximo.

3. Abuso físico e/ou psicológico

Milena Lhano afirma que a volta é completamente contraindicada em casos de agressão física ou emocional. "Mesmo que a pessoa prometa mudança, desconfie. Outra situação adversa é quando já existiram muitas idas e vindas e nada mudou. Isto significa que dessa vez provavelmente não será diferente", reitera a psicóloga.

Comentários

Postagens mais visitadas